skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 junho 2022
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Lulas salteadas com ervilhas frescas

Chef António Loureiro
Opinião \ terça-feira, abril 26, 2022
© Direitos reservados
Responsável pelo único restaurante com Estrela Michelin em Guimarães, o chef António Loureiro apresenta uma receita indicada para a primavera.

Ingredientes:
600gr Lula fresca limpa pequena
500gr Ervilhas frescas
100gr Cebola
100gr Alho francês
Qb.Azeite
Qb.Manteiga
Qb.Sumo de limão
Qb.Sal
Qb.Pimenta
100gr Salsa
2 folhas de Hortelã

 

Confecção:

Para o puré de ervilhas

Cozinhe as ervilhas e a salsa, em água temperada com sal, durante um minuto, (guardar um pouco de água da cozedura) escorra e coloque as ervilhas e a salsa em água e gelo até arrefecer, escorrer novamente e reservar (picar a salsa). Colocar num tacho a cebola picada com um pouco de azeite e manteiga, deixar cozinhar sem ganhar cor, adicionar o alho francês cortado em meia-lua fina, deixar cozinhar durante 2 minutos e juntar um pouco da água da cozedura, levantar fervura e adicionar 400gr de ervilhas juntamente com a salsa picada temperar com sal e pimenta, deixar cozinhar por dois minutos e triturar tudo até obter um puré, se necessário juntar mais água da cozedura. Pele as restantes ervilhas e reserve.

 

Para as lulas

Tempere as lulas com pouco sal, um pouco de pimenta e azeite, leve um sauté ao lume até ficar bem quente, coloque as lulas (não muita de cada vez) e salteie até ficarem tenras, retire as lulas, desligue o fogo, junte um pouco de manteiga e sumo de limão no sauté onde cozinhou as  lulas e reserve este molho. Salteie as restantes ervilhas num pouco de manteiga, junte a hortelã e tempere com um pouco de sal. Coloque no prato as lulas cortadas em pedaços, puré de ervilhas nos intervalos, disponha as ervilhas por cima e regue com o molho quente.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #32