skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Outono: ovo escalfado, cogumelos e beterraba

Chef António Loureiro
Opinião \ sábado, novembro 27, 2021
© Direitos reservados
A receita do chef laureado com uma Estrela Michelin no seu restaurante começa com beterrabas num recipiente de forno, sob uma crosta de sal, levando-se ao forno pré-aquecido a 180.º C por uma hora.

Ingredientes

4 ovos biológicos
400 g de cogumelos silvestres
4 beterrabas médias
Manteiga
Vinagre balsâmico
100g Cebola “bicuda” da Póvoa
1 dente de alho
Azeite
Tomilho q.b.
Pão q.b.
Cebolinho q.b.
Sal e pimenta q.b.

 

Preparação

Começar por colocar as beterrabas num recipiente de forno, cobrir com uma crosta de sal, levar ao forno pré-aquecido a 180.º C durante cerca de uma hora. Cortar o pão finamente, regar com um fio de azeite e levar ao forno durante breves minutos até ficar dourado. Retirar a pele das beterrabas, partir em cubos, colocar num recipiente para triturar, adicionando o vinagre balsâmico e a manteiga à medida que vai triturando, até obter um puré liso e consistente, temperar de sal e reservar.

Picar a cebola, o alho, um pouco de azeite e levar a lume médio num sauté até a cebola ficar translúcida, adicionar os cogumelos partidos, o tomilho e deixar cozinhar durante três a quatro minutos, temperar de sal e pimenta e polvilhar com cebolinho.

Cozinhar os ovos em água a ferver durante 5 minutos, retirar e colocar em água gelada até ficarem tépidos, descascar com cuidado. Colocar os cogumelos no fundo do prato e com uma colher fazer um “ninho” para o ovo, colocar o ovo, temperar de sal e pimenta, fazer pequenos montes com o puré de beterraba, dispor pedaços de pão em volta e decorar a gosto.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73