skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Tarte folhada de bacalhau

Chef António Loureiro
Opinião \ domingo, dezembro 24, 2023
© Direitos reservados
Um outro prato de bacalhau, com molho bechamel e revestido com massa folhada pincelada a ovo batido. Servir com grelos salteados ou outro tipo de legumes. Festas Felizes.

Ingredientes:

 

Para o bechamel

Farinha 30 g

Manteiga 65 g

Leite 200 ml

Caldo de cozer bacalhau 250 ml

Sal

Noz-moscada

Pimenta

 

Para o recheio

Bacalhau 600gr

Cebola 3

Dente de alho 3

Louro 1 folha

Azeite

Sal

Pimenta

 

Massa folhada

Ovo

 

Preparação:

Para o recheio

Por o sauté a aquecer, juntar o azeite, o alho, de seguida a cebola e folha de louro. Temperar com sal e pimenta e cozinhar sem deixar ganhar cor.

Levar uma panela com água e sal a ferver, colocar o bacalhau, tapar e desligar, deixar cerca de 10 minutos. Escorrer bem o bacalhau, guardar 200 ml de caldo da cozedura. Lascar o bacalhau, juntar á cebolada, rectificar o tempero e deixar cozinhar 2 minutos, retirar para um recipiente e reservar destapado para perder temperatura.

 

Para o bechamel:

Colocar a manteiga num tacho, assim que começar a fervilhar juntar a farinha mexendo sempre, deixar cozinhar a farinha em lume brando cerca de 2 minutos mexendo regularmente. Adicionar o leite aos poucos mexendo energicamente para não deixar grumos, continuar adicionado o caldo de bacalhau, aumentando gradualmente a temperatura. Deixar cozinhar até obter um creme espesso e liso, temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Juntar o bechamel ao bacalhau, envolver bem e deixar arrefecer 5 a 10 minutos. Pré aquecer o forno a 220ºC.

Forrar uma tarteira de fundo amovível com papel vegetal, colocar a massa folhada ajustando bem ao fundo e paredes, aparar a massa deixando um centímetro por fora da tarteira, pincelar só o centímetro com ovo batido. Juntar o recheio frio e cobrir com outra folha de massa, ajustar, unir bem as ponta e aparar com uma tesoura, fazer um pequeno orifício no centro da massa para que o vapor saia, pincelar com ovo e levar ao forno a 200ºC cerca de 20 minutos.

 

Servir com grelos salteados ou outro tipo de legumes.

Festas Felizes.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73