skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Tarte de Legumes - a receita de Janeiro de 2022

Chef António Loureiro
Opinião \ terça-feira, janeiro 25, 2022
© Direitos reservados
Acompanhe com uma salada e comece o ano comendo mais vegetais. Feliz Ano 2022!

Ingredientes:

Azeite
Cebola
Alho
Cenoura
Couve coração
Alho francês
Pimento
Courgette
Cogumelos paris
Salsa
Sal
Pimenta

 

Para a massa quebrada:

300 g farinha
130 g manteiga
70 g água
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar

Coloque numa tigela a farinha, a manteiga, a água, o sal, e o açúcar, amassar durante 1 a 2 minutos até formar uma bola de massa homogénea, cobrir e levar ao frio durante 30 minutos.

 

Preparação:

Cortar todos os legumes em juliana (tiras finas), saltear em azeite por ordem da receita excepto os cogumelos. Temperar de sal, pimenta e polvilhar com salsa picada, retirar e deixar arrefecer. Laminar os cogumelos e saltear em azeite e alho, temperar de sal, pimenta e arrefecer. Estender a massa com a ajuda de um rolo. Cortar dois círculos ligeiramente maiores que a tarteira, forrar com um dos círculos de massa, colocar os vegetais com o mínimo de líquido por cima, e finalizar com os cogumelos.

Colocar a restante massa por cima e unindo as pontas de forma que a tarde fique bem fechada, fazer um pequeno orifício no centro e colocar um pequeno tubo de cartão para que o vapor saia e não se acumule muita humidade, pode pincelar com ovo, opcional. Levar ao forno pré-aquecido a 180º. Celsius durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar cozida. Acompanhe com uma salada e comece o ano comendo mais vegetais. Feliz Ano 2022!

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: